Satoru Iwata era presidente da Nintendo desde 2002 e no dia 11 de julho do corrente ano deixou a comunidade gamer um pouco menos colorida e divertida.
Trabalhou em títulos como EarthBound, Kirby’s Adventures e Balloon Fight e após entrar para o quadros da Nintendo ajudou no desenvolvimento de jogos da série The Legend of Zelda e, claro, Super Mario.
Apesar de não ser o criador do encanador mais famoso do mundo, a presidência e a dedicação de Iwata com a Nintendo (a ponto de cortar metade do próprio salário quando as vendas do Wii U ficaram aquém do esperado) o tornam um pai adotivo.
Sendo o jogo ícone da gigante japonesa, catavento* reuniu 5 lições de Super Mario para a vida:
1) PERSEVERE
É a lição básica de muitos games, mas já no primeiro título temos a figura de Toad sempre com a infame mensagem:
“Obrigado Mario! Mas nossa princesa está em outro castelo!”
São 7 castelos errados até o último onde a princesa Peach está enclausurada. Não se trata de um objetivo inalcançável, passadas 7 decepções a vitória chega.
Pode ser o emprego dos sonhos, uma viagem, uma ideia que ainda não papel, qualquer que seja o objetivo e quaisquer que sejam as decepções que se amontoam no caminho: persevere.
2) VENCER NÃO SIGNIFICA SER O MELHOR
A imagem ao lado já causa irritação em muitos jogadores de Mario Kart.
O infame “casco azul” é um item que persegue unicamente o primeiro colocado na corrida e o atinge de modo inescapável e, além de tudo, geralmente só aparece nos instantes finais da partida.
Não importa sua habilidade, suas horas de treino, o quanto você estudou ou se possui o currículo perfeito para aquela promoção.
Às vezes, vencer não significa ser o melhor e tampouco que você foi injustiçado. Comece de novo e lembre-se da dica número 1.
3) EVITE ATALHOS
Em Super Mario 3 era possível coletar vários itens e deixá-los na reserva. Assim, antes de entrar aquela nível difícil você podia já começar com uma vantagem.
Um desses famosos itens é a warp flute – ou “flautinha” em território nacional – que lhe permitia pular diretamente para mundos mais avançados, até mesmo o último já no rastro do Bowser.
Entretanto, ao fazer isso, o jogador simplesmente pedia as várias oportunidades de coletar os demais itens durante o jogo. O resultado dessa empreitada era uma combinação das mais difíceis fases e praticamente nada na reserva.
É melhor pegar o caminho inteiro, pois ele lhe prepara para o que está por vir, pular etapas só nos faz chegar despreparados diante dos maiores desafios.
4) DESAPEGUE DO PASSADO
No primeiro Super Mario o jogador somente se movimentava para a direita com total liberdade, voltar (ou ir para a esquerda) só era possível na área ainda mostrada na tela.
Não era mais possível voltar para o que já havia passado, só restava ao Mario seguir em frente.
O clássico da década de 80 era uma metáfora pra a vida.
Não adianta voltar, tentar mudar o que passou, nossa vida se desdobra à frente e é adiante que devemos seguir.
5) REJEITE O COMODISMO
Apesar das variantes em Super Mario 64 e Super Mario Galaxy, a franquia sempre foi conhecida por ser um jogo side-scrolling – ou seja, o jogador se movimenta da esquerda para a direita.
Na medida em que se avança pelo nível, saltando sobre goombas, tartarugas e inúmeros outros inimigos que permeiam as fases, Mario vai se livrando daquelas ameaças somente para dar de cara com outras maiores e mais difíceis.
Por isso, se você não estiver lidando com oposição, provavelmente está se movimentando na direção errada.
Via Reddit.